quinta-feira, 25 de março de 2010


Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma.
.
Adriana Falcão.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Corrupto.

Hoje, estavamos retornando para casa dentro de um coletivo, e falei para a minha esposa em tom de voz médio, e a meia distância: VOCÊ TEM QUE PEGAR O CORRUPTO. Logo após percebi algumas pessoas sorrindo à volta, como quem diz: Como irá me pegar se nem me conhece?



O detalhe é que o Corrupto ao qual estava me referindo não é você, nem quem estava lá dentro do ônibus, ou conhecidos politicos, como aquele que tem chavão famoso: "Ele rouba, nas faz..." Corrupto ao qual estava me referindo é apenas um simpático crustácio cavador.

Wikipédia: Corrupto (Callichirus major, Stimpson, 1866) é um crustáceo decápode cavador, que pertence a família Callianassidae, apresenta indivíduos que atingem 20 centímetros de comprimento, o abdomem é de coloração amarelada. São apelidados de Corruptos, porque são muitos, não aparecem, e são difíceis de capturar.

Bom... similariedade ou não, o fato é que uso-o como isca para pescar robalo na ponta da praia nos fins de semana, e dentro do ônibus estava apenas "ensinando" a esposa a pescar a mistura para os almoços incrementados. Já disseram-me que não devo dar-lhe o peixe, e sim ensiná-la sempre a pescá-lo com seus próprios recursos.

Depois, confesso sou iniciante, pescador de vara pequena, e amador logicamente, o que me faz ser um tentado a coisas grandes. O meu amigo Roberto sabe disso, foi ele quem presenteou-me com a vara de apenas noventa centimetros com molinete de um rolamento.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Não... não se preocupe...

Eu sinceramente já nem sei exatamente por onde iniciar esse texto, mas pensando melhor, vou começá-lo por onde você começaria... pelo início. É o que já estou fazendo sentado neste momento frente ao computador. Bom vamos diretamente ao assunto: Você sabe o que é um Gozador? Não? Não... não se preocupe, porque, já pesquisei no dicionário: Houaiss
.
.
3- Regionalismo: Brasil. quem ou aquele que tem espírito crítico ou trocista, que faz comentários (ou brincadeiras) divertidos ou perversos, mas com graça, sobre seres ou coisas; espirituoso, irônico Ex.: ele tem cara de sério mas, no fundo, é um grande g.

É isso mesmo, porque sou no fundo um grande g... tá?

A verdade é que nunca me incomodei de lavar a louça, só que depois aguenta as consequências... Agora, falando sério, digo que não é nada fácil conviver comigo, pois quem tem predisposição para a tristeza costuma ficar mais triste ainda, chegando quem sabe a ter depressão, mas quem tem predisposição para a alegria é até capaz de mijar nas calças de tanto rir.

O fato é que precisei deste preâmbulo apenas para que você saiba quem está escrevendo atrás deste computador antigo que a minha esposa trouxe do sertão de Minas Gerais. E logicamente, para dar sequência ao assunto que competente ao presente texto.

A minha amiga Sara, a portuguesinha das idéias-soltas (que por sinal é um anjo) soprou-me um tema a ser desenvolvido neste blog, e posso afirmar que pensei... pensei... pensei... até que achei um texto bem legal sobre o assunto: "Quem não sabe chorar de todo o coração, também não sabe rir" (Golda Meir).

O texto refere-se ao palhaço, o palhaço, aquele mesmo que vemos as vezes na televisão, as vezes no circo, mais no circo do que na televisão, as vezes na rua, as vezes no chão, as vezes chorando e fazendo outros rirem. Sim, porque dentro do palhaço há no fundo um ser que chora enquanto faz o outro rir.

O tema da Sarinha é algo legal de se perceber que só podemos buscar alegrias quando não as temos, quando existe um delineamento completo da tristeza cercando-nos, para que se possa valorizar o lado oposto ou seja: O riso, alegria, o entusiasmo, as saídas para o regozijo completo da alma que as vezes chora muito, mas que também em contra-partida pode rir muito.

Agora chega de milongas e vamos ao texto:

PALHAÇO E PALHAÇO - COMPASSO E DESCOMPASSO.

“...chora palhaço da sua tristeza, sorrindo como se a alma estivesse em festa.
Chora palhaço da sua tristeza quando o mundo e as coisas que te cercam dizem NÃO.
Chora palhaço da troça da sua imagem, das suas pinturas e caricaturas.
Chora palhaço por trazer alegria e sorriso ao sorriso e alegria das pessoas, e ter como pagamento a satisfação e a felicidade, ou simplesmente um sorriso.
Chora palhaço da situação que te cerca, das noites não dormidas, pela esperança de um agrado, do sonho de uma alegria continuada e sincera.
Chora palhaço, homem do peito de aço, que da alegria faz o compasso, mesmo que tua alma esteja no descompasso de uma grande tristeza.
Chora palhaço, do seu coração que não trai, não engana, que espera um doce sorriso, uma mão que afague seu semblante, sua cabeça, suas costas e pernas cansadas de tanto se apresentar no picadeiro da fantasia.
Chora palhaço que se enternece quando recebe um sorriso e um muito obrigado, mesmo de alguém que nunca viu.
Chora palhaço das suas mascaras que sorriem quando queriam chorar, que enternecem quando queriam esmorecer, que agitam quando queriam descansar.
Chora palhaço do seu próprio sorriso triste...
Chora até descobrir a verdade de tua alma...
A verdade que diz:
Sorria palhaço pois aqueles que tem na alma uma criança, sorriem de verdade para você.
Sorria palhaço, pois a alegria e felicidade que trás são dádivas reconhecidas pelo próprio Deus.
Sorria palhaço pois aqueles que não te enxergam e da tua felicidade reconhecem pouco, da vida nada tem na pobreza de seus espíritos.
Sorria palhaço pois não merece alegria vazia e sorrisos falsos, mediocridade e engano, pois és autentico no coração e na alma.
Sorria palhaço pois seus valores estão acima dos espíritos pobres que não conseguem viver a felicidade que transmite sem nada pedir, a não ser um sorriso, um gesto de felicidade, um afago.
Sorria palhaço pois a tua alma é tão grande, tão linda e limpa, que suas dores desaparecerão das suas costas e serás contemplado com o carinho sincero e eterno de um AMOR sem fim... Sorria palhaço pois ao arrancares a mascara da face, revelarás a própria felicidade, linda e infinita, pois tens estampado no seu intimo a alegria do próprio Deus e o Amor de Jesus...
Sorria palhaço pois o que transmite é simplesmente DIVINO.
Sorria palhaço o sorriso de sorrir, o riso que debocha descarado da própria tristeza, e de tudo que não reconhece você...
Sorria palhaço pois é o remédio das almas tristes e solitárias.
Sorria palhaço pois é palhaço para fazer sorrir, e incomodar os pobres de espírito.
Sorria palhaço pois é um artista da vida, que ao tirares a fantasia se retira do picadeiro, pois sabes quando termina o espetáculo para representação, e quando continua o espetáculo da vida.
Sorria palhaço dos verdadeiros palhaços, que sorriem ao pensar que te ofendem achando que és palhaço ou chamando de palhaço.
Sorria palhaço pois consegue ver e estar bem longe daqueles palhaços cuja vida infeliz, no contraditório daquilo que transmite, ou seja felicidade, se estenderá, infelizmente, por um picadeiro sem fim, onde ignorando e ignorância jamais saberão que estarão imersos no circo da vida, onde ao invés de receberem o sorriso de paz e felicidade, se contentarão na sua falta de saber, ao receber a falsa alegria e o falso sorriso do escárnio e do pouco caso, pela frente ou pelas costas, da platéia que os assisti, e que pensam estar agradando com o seu triste e mórbido espetáculo........
Sorria palhaço pois sabes onde esta a hipocrisia palhaça, nas promessas vazias dos políticos, nos amores falsos, no romantismo de atos e palavras escassos, na pobreza de espírito, na mentira, na falta de caráter, na tendenciosidade maldosa, na infidelidade, enfim naquilo que mancha a alma e a consciência, naquilo que torna o ser humano pequeno e insignificante, naquilo que se quer merece qualquer comentário, pois a simples citação empobrece e aporcalha qualquer exteriorização da alma, portanto da própria arte.
Sorria palhaço ao afastar o infortúnio e a mediocridade.
Sorria palhaço para aqueles que acreditam e recebem a luz detonando a ignorância.
Sorria palhaço por aqueles que arquitetou dando risadas e brincando, representando a arte da felicidade.
Sorria palhaço por aqueles que sorrindo e inebriados com os olhos cheios de lagrimas reconhecerão e reconhecem muito mais que o artista palhaço.
Sorria palhaço pois tua alma de criança assistirá calma, limpa e serena pelo resultado das coisas onde tanto investiu seu amor.
Sorria palhaço, do mundo sem compasso, que na arte do descompasso afastou a tristeza do espaço, e neste mesmo vazio do espaço encheu em cada passo seu conteúdo de AMOR...

Cláudio Rizzo.
.
Ufaaa... Você já chegou até aqui? Poxa que bom, pois eu não; fui até o site e copiei o texto em 30 segundos. E você quanto tempo gastou para chegar até este ponto? Parabéns! Você gosta de ler, mas só não esquece que quem lê muito estraga as vistas. Um abraço...