
Hoje, estavamos retornando para casa dentro de um coletivo, e falei para a minha esposa em tom de voz médio, e a meia distância:
VOCÊ TEM QUE PEGAR O CORRUPTO. Logo após percebi algumas pessoas sorrindo à volta, como quem diz: Como irá me pegar se nem me conhece?
O detalhe é que o Corrupto ao qual estava me referindo não é você, nem quem estava lá dentro do ônibus, ou conhecidos politicos, como aquele que tem chavão famoso: "Ele rouba, nas faz..." Corrupto ao qual estava me referindo é apenas um simpático crustácio cavador.
Wikipédia: Corrupto (Callichirus major, Stimpson, 1866) é um
crustáceo decápode cavador, que pertence a família
Callianassidae, apresenta indivíduos que atingem 20 centímetros de comprimento, o abdomem é de coloração amarelada. São apelidados de Corruptos, porque são muitos, não aparecem, e são difíceis de capturar.
Bom... similariedade ou não, o fato é que uso-o como isca para pescar robalo na ponta da praia nos fins de semana, e dentro do ônibus estava apenas "ensinando" a esposa a pescar a mistura para os almoços incrementados. Já disseram-me que não devo dar-lhe o peixe, e sim ensiná-la sempre a pescá-lo com seus próprios recursos.
Depois, confesso sou iniciante, pescador de vara pequena, e amador logicamente, o que me faz ser um tentado a coisas grandes. O meu amigo Roberto sabe disso, foi ele quem presenteou-me com a vara de apenas noventa centimetros com molinete de um rolamento.