quarta-feira, 17 de março de 2010

Não... não se preocupe...

Eu sinceramente já nem sei exatamente por onde iniciar esse texto, mas pensando melhor, vou começá-lo por onde você começaria... pelo início. É o que já estou fazendo sentado neste momento frente ao computador. Bom vamos diretamente ao assunto: Você sabe o que é um Gozador? Não? Não... não se preocupe, porque, já pesquisei no dicionário: Houaiss
.
.
3- Regionalismo: Brasil. quem ou aquele que tem espírito crítico ou trocista, que faz comentários (ou brincadeiras) divertidos ou perversos, mas com graça, sobre seres ou coisas; espirituoso, irônico Ex.: ele tem cara de sério mas, no fundo, é um grande g.

É isso mesmo, porque sou no fundo um grande g... tá?

A verdade é que nunca me incomodei de lavar a louça, só que depois aguenta as consequências... Agora, falando sério, digo que não é nada fácil conviver comigo, pois quem tem predisposição para a tristeza costuma ficar mais triste ainda, chegando quem sabe a ter depressão, mas quem tem predisposição para a alegria é até capaz de mijar nas calças de tanto rir.

O fato é que precisei deste preâmbulo apenas para que você saiba quem está escrevendo atrás deste computador antigo que a minha esposa trouxe do sertão de Minas Gerais. E logicamente, para dar sequência ao assunto que competente ao presente texto.

A minha amiga Sara, a portuguesinha das idéias-soltas (que por sinal é um anjo) soprou-me um tema a ser desenvolvido neste blog, e posso afirmar que pensei... pensei... pensei... até que achei um texto bem legal sobre o assunto: "Quem não sabe chorar de todo o coração, também não sabe rir" (Golda Meir).

O texto refere-se ao palhaço, o palhaço, aquele mesmo que vemos as vezes na televisão, as vezes no circo, mais no circo do que na televisão, as vezes na rua, as vezes no chão, as vezes chorando e fazendo outros rirem. Sim, porque dentro do palhaço há no fundo um ser que chora enquanto faz o outro rir.

O tema da Sarinha é algo legal de se perceber que só podemos buscar alegrias quando não as temos, quando existe um delineamento completo da tristeza cercando-nos, para que se possa valorizar o lado oposto ou seja: O riso, alegria, o entusiasmo, as saídas para o regozijo completo da alma que as vezes chora muito, mas que também em contra-partida pode rir muito.

Agora chega de milongas e vamos ao texto:

PALHAÇO E PALHAÇO - COMPASSO E DESCOMPASSO.

“...chora palhaço da sua tristeza, sorrindo como se a alma estivesse em festa.
Chora palhaço da sua tristeza quando o mundo e as coisas que te cercam dizem NÃO.
Chora palhaço da troça da sua imagem, das suas pinturas e caricaturas.
Chora palhaço por trazer alegria e sorriso ao sorriso e alegria das pessoas, e ter como pagamento a satisfação e a felicidade, ou simplesmente um sorriso.
Chora palhaço da situação que te cerca, das noites não dormidas, pela esperança de um agrado, do sonho de uma alegria continuada e sincera.
Chora palhaço, homem do peito de aço, que da alegria faz o compasso, mesmo que tua alma esteja no descompasso de uma grande tristeza.
Chora palhaço, do seu coração que não trai, não engana, que espera um doce sorriso, uma mão que afague seu semblante, sua cabeça, suas costas e pernas cansadas de tanto se apresentar no picadeiro da fantasia.
Chora palhaço que se enternece quando recebe um sorriso e um muito obrigado, mesmo de alguém que nunca viu.
Chora palhaço das suas mascaras que sorriem quando queriam chorar, que enternecem quando queriam esmorecer, que agitam quando queriam descansar.
Chora palhaço do seu próprio sorriso triste...
Chora até descobrir a verdade de tua alma...
A verdade que diz:
Sorria palhaço pois aqueles que tem na alma uma criança, sorriem de verdade para você.
Sorria palhaço, pois a alegria e felicidade que trás são dádivas reconhecidas pelo próprio Deus.
Sorria palhaço pois aqueles que não te enxergam e da tua felicidade reconhecem pouco, da vida nada tem na pobreza de seus espíritos.
Sorria palhaço pois não merece alegria vazia e sorrisos falsos, mediocridade e engano, pois és autentico no coração e na alma.
Sorria palhaço pois seus valores estão acima dos espíritos pobres que não conseguem viver a felicidade que transmite sem nada pedir, a não ser um sorriso, um gesto de felicidade, um afago.
Sorria palhaço pois a tua alma é tão grande, tão linda e limpa, que suas dores desaparecerão das suas costas e serás contemplado com o carinho sincero e eterno de um AMOR sem fim... Sorria palhaço pois ao arrancares a mascara da face, revelarás a própria felicidade, linda e infinita, pois tens estampado no seu intimo a alegria do próprio Deus e o Amor de Jesus...
Sorria palhaço pois o que transmite é simplesmente DIVINO.
Sorria palhaço o sorriso de sorrir, o riso que debocha descarado da própria tristeza, e de tudo que não reconhece você...
Sorria palhaço pois é o remédio das almas tristes e solitárias.
Sorria palhaço pois é palhaço para fazer sorrir, e incomodar os pobres de espírito.
Sorria palhaço pois é um artista da vida, que ao tirares a fantasia se retira do picadeiro, pois sabes quando termina o espetáculo para representação, e quando continua o espetáculo da vida.
Sorria palhaço dos verdadeiros palhaços, que sorriem ao pensar que te ofendem achando que és palhaço ou chamando de palhaço.
Sorria palhaço pois consegue ver e estar bem longe daqueles palhaços cuja vida infeliz, no contraditório daquilo que transmite, ou seja felicidade, se estenderá, infelizmente, por um picadeiro sem fim, onde ignorando e ignorância jamais saberão que estarão imersos no circo da vida, onde ao invés de receberem o sorriso de paz e felicidade, se contentarão na sua falta de saber, ao receber a falsa alegria e o falso sorriso do escárnio e do pouco caso, pela frente ou pelas costas, da platéia que os assisti, e que pensam estar agradando com o seu triste e mórbido espetáculo........
Sorria palhaço pois sabes onde esta a hipocrisia palhaça, nas promessas vazias dos políticos, nos amores falsos, no romantismo de atos e palavras escassos, na pobreza de espírito, na mentira, na falta de caráter, na tendenciosidade maldosa, na infidelidade, enfim naquilo que mancha a alma e a consciência, naquilo que torna o ser humano pequeno e insignificante, naquilo que se quer merece qualquer comentário, pois a simples citação empobrece e aporcalha qualquer exteriorização da alma, portanto da própria arte.
Sorria palhaço ao afastar o infortúnio e a mediocridade.
Sorria palhaço para aqueles que acreditam e recebem a luz detonando a ignorância.
Sorria palhaço por aqueles que arquitetou dando risadas e brincando, representando a arte da felicidade.
Sorria palhaço por aqueles que sorrindo e inebriados com os olhos cheios de lagrimas reconhecerão e reconhecem muito mais que o artista palhaço.
Sorria palhaço pois tua alma de criança assistirá calma, limpa e serena pelo resultado das coisas onde tanto investiu seu amor.
Sorria palhaço, do mundo sem compasso, que na arte do descompasso afastou a tristeza do espaço, e neste mesmo vazio do espaço encheu em cada passo seu conteúdo de AMOR...

Cláudio Rizzo.
.
Ufaaa... Você já chegou até aqui? Poxa que bom, pois eu não; fui até o site e copiei o texto em 30 segundos. E você quanto tempo gastou para chegar até este ponto? Parabéns! Você gosta de ler, mas só não esquece que quem lê muito estraga as vistas. Um abraço...

19 comentários:

  1. Creio eu que a vida seja um grande picadeiro e nós somos realmente os palhaços. O importante é ter os sentimentos aflorados, não deixá-los escondidos demais, pois mesmo os palhaços, no fundo, são seres humanos!




    A vida é um grande show
    Onde cada um tem o seu papel
    O meu é de palhaço

    Nascido da sacanagem
    Acorrentado pela sociedade
    Correndo atrás de liberdade

    Procurando se livrar da caretice
    Se livrar da timidez
    Se livrar das tão injustas porém fortes correntes
    Que me aprisionam

    Apenas um palhaço em busca da liberdade
    Apenas um palhaço às vezes alegre e sorridente
    Às vezes apenas um bobo solitário
    Que vive em busca do par que o livrará da solidão

    Apenas um palhaço querendo a felicidade
    Tentando às vezes tentar brotar um sorriso
    Em rostos que não merecem lágrimas

    Apenas um palhaço revoltado
    Um palhaço em busca de um mundo melhor
    Um palhaço que ri

    Chora
    Vive
    Sente
    Ama

    Mais um ser que está traçando seu destino no mundo
    No final
    Apenas um palhaço

    Beijos amoremio

    ResponderExcluir
  2. Lis
    Já tinha saudades.
    A brincar...mas um texto muito profundo, muito verdadeiro.
    Parabéns, voltou em grande.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Lis você é uma figura, ninguem tinha notado com teu otimo bom humor...rs

    e quando ao comentário de hoje, vou indo pro chuveiro rindo, a piada foi ótimo, e eu ja to atrasada. bjs pro cês e pras meninas!

    ResponderExcluir
  4. Lis querido, simplesmente adorável este texto, você é realmente surpreendente, ainda bem que eu nem tentei imaginar o que sairia a respeito desta frase, de certeza pensaria numa coisa e você faria outra. Olha primeiro impacto quando vi a fotografia pensei: "ai olha o que este está para aí a fazer", e ri muito, portanto sou do grupo que se ficar do teu lado ri o dia todo de certeza. É bem verdade todas sua palavras, e citar o palhaço foi muito bom e o texto é comovente. E o que dizer mais a ti amigo Lis, que esta a ser muito bom desvendá-lo neste universo, que agora além de parecer um gajo sério também tem sua faceta de "gozador", que muito me deixou contente afinal a melhor coisa que pode existir neste mundo é rir e rir muito, você através dos textos me faz muitas vezes pensar, e rir de tudo inclusive de você. E você é que um anjo, aliás arrisco me a dizer: "Somos todos anjos de uma asa só e só podemos voar quando estamos abraçados uns aos outros..."
    Um dia alegre para nós...abraços

    ResponderExcluir
  5. De fato és um gozador, mas cheguei ao final do texto sim e gostei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Lis, não entendi o que está contecendo no meu blog! Abro a página pelo endereço do blog, e as músicas são ouvidas apenas quando clicamos no play.
    De qualquer forma vou verificar.
    Obrigada pela visita e um gande beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!!!!!!!
    Desculpem minha ausencia.
    Agradeço o carinho de sua visita.
    Ótima Sexta-Feira.Beijossssss

    M@ria

    ResponderExcluir
  8. hahahahahahahahahahahahahahaha
    chorei ao ler o texto do palhaço... aí... chego ao final... chorei de rir com sua tirada!
    realmente vc é um gozador!
    obrigada por estas risadas, justo hoje!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Linda postagem.
    Agradeço o carinho da sua visita.
    BOM FDS.........Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oláaaaaaaaaaa
    Aqui estou a agradecer o carinho da sua visita.
    Sempre será bem vinda.....Ótimo Sábado!

    Beijos & Flores!

    ResponderExcluir
  11. Quando a tristeza vier ao seu encontro, deixe sair dos olhos uma lágrima, da boca um sorriso e do coração uma prece, pois não são covardes os que choram por amor, mas sim aqueles que não amam com medo de chorar..."
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Bom dia amigo!!
    E viva o outono.

    Um Domingo de paz....Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.
    Estou dando uma navegada rápida para ver as novidades e comunicar o motivo da minha ausência esta semana. Eu moro no meio do mato, literalmente. A única conexão que consegui por aqui foi um 3G, onde devido a altura e, sobretudo a mata, o sinal é extremamente precário. Telefonia nem pensar. Só que esta semana o aparelho apresentou um problema e minha filha levou para o Rio e deixou em manutenção. Não sei quanto tempo vou ficar sem ele, mas de uma coisa eu sei: estou morrendo de saudades dessa troca que fazemos todos os dias. Espero que não me abandone.
    Por causa disso, sou obrigada a apelar para a lanhouse, coisa que eu detesto e o faço bem rapidamente.
    Pode estar certa, se eu não contar uma história a cada dia para você, é que estou em sérios problemas. Eu amo essa relação que só o blog nos permite ter. Aproveito para dar os parabéns pelo dia de ontem, afinal todos somos grandes contadores de histórias.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Beijo grande e Saudações Florestais !
    em http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Agradecendo o carinho da sua visita.
    Te desejo uma semana de feliz e iluminada.

    Beijos M@ria

    ResponderExcluir
  15. "Um poeta é sempre irmão do vento e da água:
    deixa seu ritmo por onde passa."

    (Cecilia Meireles)


    Beijos e Poesia! M@ria

    ResponderExcluir
  16. Querido Lis,

    Não tenho tendências a tristeza. Quando algo "devastador" me ocorre, choro tudo o que me cabe em um par de dias e pronto, sigo em frente.
    Gosto de sorrir e mais ainda de cercar-me de gente de espírito leve e feliz. O palhaço é meio isso. Alguém que tem a função de tirar o fardo do outro, de faze-lo feliz nem que seja por instantes.
    Procuro rezar na sua (do palhaço) cartilha, ou seja, da minha dor cuido eu. Não a propago e não costumo fazer dela nenhuma novela mexicana para arrebatar espectadores.
    Enfim, gosto de gente como você que tira sarro da vida e, assim como eu, não costuma polir a tristeza.
    Quanto ao loooongo texto, cheguei sim, até o final, mas sem ler, rsrs... Brincadeirinha!!!

    Beijos,
    Inês

    ResponderExcluir
  17. Sorria palhaço pois tua alma de criança assistirá calma, limpa e serena pelo resultado das coisas onde tanto investiu seu amor.
    Sorria palhaço, do mundo sem compasso, que na arte do descompasso afastou a tristeza do espaço.

    Belo e interessante texto.....Parabéns!!
    Boa Noite.........Beijosssssss

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Lis!

    E o PREMIO DARDOS vai para: você! O mimo está no lado direito do meu cantinho. Tem até o seu nome na lista dos ganhadores. Espero-te no Braille da alma.

    Bjuxxx e xerooo amigo!

    ResponderExcluir