segunda-feira, 24 de maio de 2010

........................... Solitude ou Solidão?

A nossa colega bloguista Kenia Chan realizou na postagem anterior deste blog um comentário bem interessante: "Já li a respeito de solitude. É estar na companhia de si mesmo, com sentido na vida. O amor único e próprio. A solitude é uma dádiva. A solidão pode ser mau."

Parabéns Kenia Chan, nascemos sós, vivemos sós e morremos sós. A solitude é enfim a nossa verdadeira natureza, mas não estamos cientes dela. E por não estarmos cientes, permanecemos estranhos a nós mesmos e, em vez de vermos nossa solitude como uma imensa beleza e bem-aventurança, silêncio e paz, um estar à vontade com a existência, a interpretamos erroneamente como solidão.

A solidão é uma solitude mal interpretada. E uma vez interpretando mal sua solitude como solidão, todo o contexto muda. A solitude tem uma beleza e uma imponência, uma positividade; a solidão é pobre, negativa, escura, melancólica.

A solidão é uma lacuna. Algo está faltando, algo é necessário para preenchê-la e nada jamais pode preenchê-la, porque, em primeiro lugar, ela é um mal entendido. À medida que você envelhece, a lacuna também fica maior. As pessoas têm tanto medo de ficarem consigo mesmas que fazem qualquer tipo de estupidez. Vi pessoas jogando baralho sozinhas, sem parceiros. Foram inventados jogos em que a mesma pessoa joga cartas dos dois lados.

Aqueles que conheceram a solitude dizem algo completamente diferente. Eles dizem que não existe nada mais belo, mais sereno, mais agradável do que estar só.

A pessoa comum insiste em tentar se esquecer de sua solidão, e o meditador começa a ficar cada vez mais familiarizado com sua solitude. Ele deixou o mundo, foi para as cavernas, para as montanhas, para a floresta, apenas para ficar só. Ele deseja saber quem ele é. Na multidão é difícil; existem tantas perturbações... E aqueles que conheceram suas solitudes conheceram a maior das bem-aventuranças possíveis aos seres humanos, porque seu verdadeiro ser é bem-aventurado.

Após entrar em sintonia com sua solitude, você pode se relacionar. Então, seu relacionamento trará grandes alegrias a você, porque ele não acontecerá a partir do medo. Ao encontrar sua solitude, você pode criar, pode se envolver em tantas coisas quanto quiser, porque esse envolvimento não será mais fugir de si mesmo. Agora, ele será a sua expressão, será a manifestação de tudo o que é seu potencial.

Porém, básico é conhecer inteiramente sua solitude. Assim, lembro-te que não devemos confundir solitude com solidão. A solidão certamente é doentia; a solitude é perfeita saúde. Entrar em sua solitude é o primeiro mais fundamental passo em direção a encontrar o significado e o sentido da vida. Ela é seu templo, um lugar sagrado onde vive seu Deus, e você não tem como encontrar esse templo em nenhum outro lugar.

Fonte: OSHO, the Golden future, #6

7 comentários:

  1. Amo a solitude.
    Sou plena, entendida e rainha nela.
    É bom aprender, fundamental eu diria. Pois antes de eu saber sobre a solitude, me achava individualista, mas na verdade não sou, só que a melhor forma que consigo ser perfeita, plena, feliz e satisfeita, é nos momentos de solitude.
    Eu e minha aprendizagem, eu, meus olhos e os olhos de minha alma.

    É o caminho do auto-conhecimento. Necessário para acrescentar no mundo e não ser só mais, um animal consumidor.

    E quanto ao desenho, eu sou designer, desenho qualquer coisa que me pedem, mas eu sou melhor com esse estilo que tu vistes lá no meu blog, arte imaginária, e com traços caricaturisticos. faço qualquer tipo de arte.

    ResponderExcluir
  2. Lis...Lis!!!!!!!!!!!!
    Estou de pé lhe aplaudindo!
    Há tempos não tinha o PRAZER de ler algo tão magnífico e para mim perfeito!!
    E fico por demais FELIZ, pois vivo a plena SOLITUDE!E é fantástico mesmo este encontro com a gente...há de se ter CORAGEM, sem a menor dúvida...mas minha vida me fez ir de encontro à BIA MAIA...ou eu me encontrava, ou eu me encontrava...
    Que lindo...que lindo...que lindo...
    Meus PARABÉNS!!!
    E peço-lhe a licença de saber se psso COPIAR este seu magnífico texto e postá-lo em meu blog, com seu nome, seu blog e tudo mais...pois realmente ele vem de encontro à um momento ÍMPAR que vivo hoje...e só o farei com a sua autorização!

    Um beijo!

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! faz um protótipo para mim, nao precisa ficar legal não, só uns rabiscos, tira uma foto e me manda que faço uma versão minha para ti se quiser. Faço por gosto mesmo, nem ache que vou cobrar não, se quiser deixa um recado no meu blog ai faz um desenho meio parecido com o que quer, e no lugar de desenho pode escrever o que tem que ter.

    ResponderExcluir
  4. Muita verdade nisso tudo amigo Lis, tenho que ser sincera você e a menina Chan mostram-me novas formas, novas sensações, novas palavras, sim nova palavra, pois SOLITUDE é algo novo para mim, não o contexto geral mas sim a palavra em si. E digo que solitude deve ser a atitude de estar só!
    E Lis, ainda não fiz o caminho de Santiago, mas tenho a pretensão, não por misticismo, quero fazer este caminho de bicicleta, preciso é de mais companheiros, o que você acha???
    abraço Lis, sigamos em união, em SOLITUDE...

    ResponderExcluir
  5. Ah, e se eu te contar que escrevi Serenidade enquanto fazia o jantar vc acredita??
    Pois é verdade, as palavras surgem e não pedem licença tenho que parar tudo e pincelar os pensamentos...

    ResponderExcluir
  6. Lis se vier até Lisboa, me diz por favor, não sei se o caminho de Santiago será possível devido ao frio que estará no fim do ano, entenda não significa que seja impossível, e também tem outras coisas boas a se fazer por cá...se quiser mande um e-mail seu nos meus comentário, eu não publico ok...abraço

    ResponderExcluir