sábado, 14 de agosto de 2010

*****O AMOR ETERNO É O AMOR IMPOSSÍVEL.


Os amores possíveis começam a morrer
no dia em que se concretizam.

Eça de Queiroz.
.
.

O que torna os amores impossíveis bem mais bonitos é justamente a impossibilidade. É esta que atrai. A dificuldade nos impulsiona, nos motiva, exatamente como o perigo, as pessoas gostam de se medir pelas dificuldades porque têm necessidade de provar que são mais fortes. Assim, quanto mais difícil, mais o amor parece ser maior, excepcional e único. E quem não quer viver algo grande, excepcional e único? Num amor impossível cabem todos os sonhos, todas as perfeições, o mínimo detalhe é idealizado. Pomos na cabeça que aquela pessoa é exatamente o que esperamos da vida, ainda que tudo pareça contra. Esse amor fica para sempre, mesmo se outros amores vêm e vão depois...e deixa aquela sensação de inacabado que nos persegue para sempre. Creio que no quebra-cabeças da vida é aquela pecinha que fica faltando para completar o todo e mesmo se as noventa e nove outras estão lá, é aquela que falta, só aquela que deixa a dorzinha estranha que não sabemos, mas que sentimos de forma tão nítida e clara. Acontece de um amor impossível tornar-se possível e isso quase sempre rouba a magia do sentimento; inconscientemente muitos sabem disso, o que leva algumas pessoas a preferirem viver um amor impossível, que dá satisfação, a um possível, que pode abrir os olhos para a realidade. Porque uma vez que o amor se torna possível, acaba a expectativa, acaba o sonho... e o homem foi feito para ter sonhos, para esperar por eles. O que explica o porquê de uma pessoa amar outra pela eternidade e nunca se declarar, e de certos amores virtuais preferirem continuar no virtual. Um amor impossível pode marcar uma pessoa mais do que toda uma vida vivida ao lado de outra e no Outono da vida, quando o passado se faz mais presente do que o próprio presente; é aquele amor que vai fazer brilharem os olhos e lembrar ao coração que ele ainda bate. O impossível é belo como o arco-íris, o horizonte, o céu, o infinito, que mantém acesa a chama no coração do homem, e o faz sentir-se vivo.

Nesse aspecto, um filme que mexeu comigo foi: O Último Tango em Paris, obra-prima de Bertolucci contando a história de um homem sofrido que se entrega a uma paixão alucinada por uma jovem parisiense que estava prestes a casar-se. Eles não se importavam quanto a duração da relação, desde que saissem do seu lugar comum.

"Um dos melhores filmes que já assisti em toda minha vida".


9 comentários:

  1. Puxa, Lis...me surpreendeu com esta tua postagem...me fez pensar e pensar aqui!
    Vou assistir o filme...
    Deixo um beijo em seu coração e um ótimo final de semana!

    Bia

    ResponderExcluir
  2. Lis, meu amigo, texto sensacional! Com o amor que não se torna real podemos criar qualquer coisa e imaginar que ele será lindo e feliz por toda a etendidade.
    Amor real, do dia a dia, das dificuldades e das alegrias são difíceis e nos custa alimentá-lo todos os dias, mas ainda assim prefiro o real ao imaginário, pois sobre o que concreto posso melhorar, modificar, aceitar. O dos sonhos ficará sempre lá e imagino que muitos se decepcionam quando o mesmo se trasforma em real,
    Perfeito!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra a explicação mitológica de por que o cupido é representado pela imagem de uma criança. Por que o cupido é uma criança, afinal? Porque na Grécia Antiga, acreditavam que o amor só era verdadeiro e forte enquanto novo. Faz todo o sentido isso que você está falando. Você foi perfeito em suas colocações. Mas devemos levar em consideração outros fatores. Algumas pessoas, mais do que outras, precisam desse novo desafio pra serem felizes. Outras, seriam realmente capazes de passar a vida ao lado de uma única pessoa (como pinguins). Outras vivem essa busca por longos anos de suas vidas, até que alguém especial aparece (ou, quem sabe, ele próprio "cansa" e sossega) e aquela busca já não faz mais sentido. Ele passa a buscar novidades em outros lugares: profissão, filhos, hobbies, etc. Sabe o que eu mais amo no ser humano? Essa variedade, diversidade, inconstância. O não saber do amanhã. Isso, sim, impulsiona a continuar vivendo. Nenhuma dor é eterna. Nenhum pensamento irreversível. Nenhuma possibilidade impossível. Parabéns pela postagem. Muito boa, caro Lis. Beijos escarlates!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!
    O filme é ótimo!
    Ser amor impossível x ser humano!!!!
    O post diz toda a verdade...
    Gosto quando vc escreve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lis, sabe o que é pior, não foi comigo que foram mal caráter, mas foi ao pé de mim e não consigo ficar calada e deixar o hipócrita vencer o inocente, não me calo e por isso entrei numa guerra que não é minha...mas tá tudo bem, continuo seguindo com a mesma leveza e certeza que ainda existem dois lados, quero ficar do melhor lado!!!
    BOA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola Lis

    primeiro quero dizer que esse filme é fabuloso e vc tem razão , o amor impossível perde parte da magia para a realidade.


    depois dizer, que tua leitura sobre a obra de Magritte foi de ume precisão cirurgica, assim a vejo, embora entenda, que sempre ela pode ser vista de uma nova forma diferente, em todo vez que a olho

    e por ultimo, agradecer teu ultimo comentário, porque sinto nela tua amizade, preocupação e carinho, mas quando eu disse essa gente que não sabe amar, foi de uma forma genérica, porque o mundo esta precisando muito de amor, e falta dele, gera os noticiarios que me ferem profundamente.

    bjs e um otimo dia

    bjs no coração

    ResponderExcluir
  7. Lis querido,

    O amor impossível é atraente porque ele é idealizado por quem o sente.

    Por experiência própria em ambas situações, acho que o amor impossível pulsa e faz sonhar mas não sacia. O amor precisa se alimentar de presença.

    Vi o Último Tango em Paris e também adorei. Acho até que vou aproveitar a sua dica para reve-lo.

    Beijos muitos,
    Inês

    ResponderExcluir
  8. O difícil e perigoso sempre chama mais atenção.
    Verdade viu, experiência própria.
    Luta- se tanto p conseguir, aí qnd consegue parece q acaba tudo.
    Orgulhosos seres humanos.

    @vanimonique
    :*

    ResponderExcluir
  9. Olá, td bem?
    Acabei de conhecer o seu blog e ADOREI! Já estou seguindo para conferir tudo o que acontece por aqui.

    Tenha uma ótima quarta-feira!

    Beijos

    www.rferragut.blogspot.com

    ResponderExcluir