domingo, 12 de setembro de 2010

Cada um É o produto da sua própria História.

.











Quando era pequeno estudei o primário num colégio chamado Oscar Thompson, localizado bem na esquina da rua do Lavapés com rua Luís Gama, do lado oposto à esquina da padaria. Em um prédio que posteriormente pegou fogo e mudou de endereço.
.
Lembro que me disseram logo no 1° ano de escola que eu estava indo mal nos estudos, e que se não estudasse e passasse na prova final repetiria de ano. É verdade que eu nem sabia o que era repetir de ano com apenas 6 anos de idade, mas sabia que não deveria ser nada bom só pelo tom de voz da minha professora. E no fim estudei, e passei... Mas passei raspando, com nota perto de cinco e meio, e foi precisamente esse meio que me deu passe para o ano seguinte.

Seguinte em termos, porque o meu pai foi convocado para uma reunião com a minha professora que lhe expôs o meu delicado caso, dizendo-lhe: O seu lindo filho esteve mal o ano inteiro, e não sei o que aconteceu, mas não posso negar que ele passou para o ano segundo ano, raspando.

E sei que após aquela conversa, meu pai levou-me para uma sala vazia e perguntou-me se eu queria passar para o segundo ano, e nessa hora fiquei estonteado por nem ao menos saber do que se tratava o segundo ano. E pronto!! Repeti!! Repeti, porque meu pai disse para quem desejasse ouvir: Prefiro tem um filho bom de primeiro ano do que um ruim de segundo.

E lá fui eu de volta para oprimeiro ano descobrindo que não era nada bom ficar para trás, pois perdia os amigos de sala, voltava a ver toda aquela antiga matéria novamente, e sem contar a zombaria que gente espírito de porco fazia.

Mas tudo aquilo -no fim- foi bom, posto que acordei para a vida escolar, como quem acorda de um sono profundo... E à partir desse epsódio passei a ser constantemente o 1º aluno da classe.

E é muito gostoso ser o 1º aluno da classe, receber as melhores notas, os melhores elogios, os melhores prêmios, as melhores medalhas, as melhores menções honrosas. Pergunte a quem foi um dia o melhor aluno de classe ou da escola inteira se não é bom? rss

Os colegas sempre voltavam seus olhares para a minha pessoa, e quando havia concursos que envolvessem a escola inteira, eles até costumavam falar: Não sei por que concorrer, se ele vai ganhar mesmo. E o interessante é que eu ganhava mesmo. Ía com fé e alegria de ganhador.

Para você não pensar que estou mentindo, anexei um boletim com minhas notas obtidas no primário, e algumas menções honrosas nesta postagem. E ainda quero comentar que no último ano do curso primário ou seja no 4º ano, depois de ter recebido o meu diploma, a professora me chamou em sua própria casa e deu-me uma caneta tinteiro de presente, comprada com dinheiro dela, e na hora da entrega disse-me que a caneta era uma recompensa por ter sido o melhor aluno da classe, e o fato ocorreu fora de outros olhares.
.
Podem até me chamar de Nerd, CDF, ou qualquer outra coisa.

No Brasil, chama-se CDF o indivíduo inteligente que se dedica muito aos estudos. Usa-se a sigla ou acrônimo "CDF" significando "Cabeça-de-ferro" ou "Crânio-de-Ferro" [2][3] devido aos extensos períodos que a pessoa fica estudando. O que é confundido por muitos com o Nerd, onde este pesquisa, estuda seu objeto de apreciação, e o CDF se concentra em matérias (Matemática ou Ciências, por exemplo).

O Fato é que EU GOSTO de ESTUDAR, e PRONTO.

6 comentários:

  1. Lis, parabéns pela sua perseverança. É com orgulho mesmo para se sentir, afinal bons alunos pressupôem adultos mais bem preparados.
    Estudar é constante, e ainda que não estejamos em sala de aula estamos estudando, aprendendo.
    Linda a homenagem feita pela Cris França, à você.
    Um beijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este teu post.
    Realmente foi um bem o repetir desse teu primeiro ano pois partiste com bases para o futuro e ganhaste o gosto pelo estudo, pela leitura e até pela vida.

    Como gostas de ler e te interessa, vou deixar aqui o link de um outro blog meu que tenho há bastante tempo e onde abordo temas relaccionados com minha profissão.

    http://gotadevidro.blogspot.com

    Uma boa semana

    bjgrande do lago

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Lis
    Vc viveu duas histórias e eu vivi a última sua... integralmente...
    Mas, vamos lá a parte menos boa minha, já que vc nos "confidencia" a sua...
    Galguei sempre os primeiros lugares (vc foi esprimida pelo pai e eu pela mãe)... mas a FELICIDADE só a alcancei há cerca de uns 20 anos atrás e não foi pelo fato de ter sido a primeira em tudo (até a Faculdade)...
    Tomara que vc seja muito feliz pois cheguei a conclusão que é para isso que fomos criados...
    No mais, gostei demais do seu post e eu tenho uma Lis dentro de mim, sabe?
    Concordo integralmente com vc quando fala da beleza... é isso mesmo...
    Muito bem organizada a sua história!
    Um grande abraço fraterno cheio de paz e excelente tarde de Domingo pra vc junto aos seus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lis

    fiquei curiosa, que faculdade vc gostaria de fazer?

    e se eu tivesse que dar os parabéns, eu o daria você, mas daria principalmente ao seu pai, porque ter feito o que ele fez, foi de uma capacidade de compreensão enorme.

    Hoje em dia temos muita orientação educacional e ainda somos falhos, ai fiquei fazendo umas contas e seu pai para época era um homem muito evoluído, outro teria ganhado uma surra, um bom castigo e teria seguido a vida pensando ser um burro, que é o que se fazia na escola antigamente com alunos que não iam bem.

    Sorte na vida é saber convergir, inspirador o teu post de hoje, o dia está elevado.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui a melhor aluna, mas sempre fui da turma da bagunça....
    Acho que vou estudar pra sempre!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. A história que você viveu quando criança iniciante na escola, pode apostar que é igual a de muita, muita gente... A diferença que a sua teve um desfecho super positivo. E, pode-se dizer, graças à decisão do seu pai!

    Eu também tive que repetir de ano, mas foi do PRÉ-PRIMÁRIO!! (não tinha idade legal para ingressar no 1o.ano :-( )
    Em compensação, posso me orgulhar de ter chegado onde cheguei SEM TER o 4o.ano primário!! (do 3o.ando passei pelo exame de admissão - é, ainda havia isto! - direto para a 5a.série do primeiro grau - como era chamada na época)

    Agora... "cabeça"? "crânio"? LOL
    Eu sempre conheci o "c" do CDF como sigla de duas letrinhas, necessário ser "de ferro" justamente por passar longas horas SENTADO, "estudando"! rsss

    PARABÉNS por sua dedicação e empenho. Tenho certeza que causou inveja em muita gente, mas mais ainda orgulho nas pessoas que realmente importavam!

    (PS: só consegui ver ampliado o boletim, as outras duas imagens pequenas não abriram as fotos)

    ResponderExcluir