terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quem poderá viver sem ser amigo do tempo?

Estava conversando na semana passada com um pescador, e ele me disse que aumentou muito a procura por peixe espada. Parece que o fato se deve pela recente divulgação de novas pesquisas envolvendo os ácidos graxos ômega-3. Para quem não sabe o corpo humano não é capaz de produzir omega 3, tendo que obtê-lo da alimentação.
.
Acredito que a grande procura de peixe espada deve ser também pelo preço. Paguei R$ 5,00 por 1 kilo desse peixe fresco, enquanto o salmão custaria algo acima de R$ 20,00. Assim, o peixe espada torna-se uma excelente opção para quem deseja beneficiar-se com o consumo diário do anti-oxidante Ômega-3.

Fiz uma rápida pesquisa pela internet e percebi que muitas pessoas de todas as idades e estilos de vida estão usando o ômega-3 para manter a saúde de muitos sistemas importantes do corpo humano como o imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor. Os estudos demonstram que a suplementação com ômega-3 traz muitos benefícios para saúde. Dentre os mais conhecidos estão:

Saúde do coração: Há muitos anos atrás cientistas descobriram o porquê dos esquimós de uma certa região sofriam pouco de doenças cardíacas mesmo tendo uma dieta rica em gorduras. Isso acontecia porque estes esquimós comiam muito peixes de água gelada, os quais eram ricos em ômega-3. O ômega-3 mantém os triglicerídeos estáveis. Os triglicerídeos em alta são normalmente associados ao aumento de risco de doença cardíaca.

Humor: Pelo menos 4 estudos demonstraram que pessoas com depressão têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue. Uma pesquisa publicada pelo General Psychiatry reportou os resultados de um estudo no qual pessoas com forte depressão (desordem bipolar) foram tratadas com óleo de peixe ômega-3. Ao grupo controle foi fornecido azeite de oliva. Depois de 4 meses o teste foi encerrado porque o grupo que tomou o óleo de peixe apresentou melhoras notáveis.

Inflamação: Um estudo mostrou que o consumo de ômega 3 está associado à ação anti-inflamatória.

Concentração, memória e performance do cérebro: Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3 são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso. Estudos mostram que se a dieta não fornecer boas quantidades de ômega-3, a função destes órgãos é prejudicada.
.
O Dr Alex Richardson, pesquisador sênior em psicologia da Mansfield College, Oxford University e Madeleine Portwood, colocou da seguinte forma: “Ômega 3 pode melhorar as funções cerebrais pelo nível mais simples, através da melhora do fluxo sanguíneo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário